EnglishFrenchPortugueseSpanish

XI

Jesus morre na cruz

“Por volta do meio-dia, as trevas cobriram toda a região até às três horas da tarde. O Sol tinha-se eclipsado e o véu do templo rasgou-se ao meio. Dando um forte grito, Jesus exclamou: «Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito.» Dito isto, expirou. Ao ver o que se passava, o centurião deu glória a Deus, dizendo: «Verdadeiramente, este homem era justo!» E toda a multidão que se tinha aglomerado para este espectáculo, vendo o que acontecera, regressava batendo no peito. Todos os seus conhecidos e as mulheres que o tinham acompanhado desde a Galileia mantinham-se à distância, observando estas coisas”.

“A crucifixão e morte de Jesus envolvem o céu e a terra, e também os outros
acontecimentos fundamentais da história da salvação: a criação, o nascimento de Jesus, a Ressurreição, a vinda final ou parusia do Senhor.
As personagens da crucifixão são colhidas pelos evangelistas nas suas atitudes
contrastantes. Os ‘chefes e os soldados’ desiludidos nas suas expectativas zombavam de Jesus. O povo porém “permanecia ali a observar”. Também os dois malfeitores revelam atitudes contraditórias. (…). São João, depois, apresenta-nos Maria aos pés da cruz: Mulher das dores oferecidas por amor; Mulher do dom e do acolhimento; Mãe de Jesus; Mãe da Igreja; Mãe de todos os homens” (J. PAULO II. 12/03/89).