EnglishFrenchPortugueseSpanish

VI

Jesus no Pretório de Pilatos

“Então, Pilatos mandou levar Jesus e flagelá-lo. Depois, os soldados entrelaçaram uma coroa de espinhos, cravaram-lha na cabeça e cobriram-no com um manto de púrpura; e, aproximando-se dele, diziam-lhe: «Salve! Ó Rei dos judeus!» E davam-lhe bofetadas.
Pilatos saiu de novo e disse-lhes: «Vou trazê-lo cá fora para saberdes que eu não vejo nele nenhuma causa de condenação.» Então, saiu Jesus com a coroa de espinhos e o manto de púrpura. Disse-lhes Pilatos: «Eis o Homem!»
Assim que viram Jesus, os sumos sacerdotes e os seus servidores gritaram: «Crucifica-o! Crucifica-o!» Disse-lhes Pilatos: «Levai-o vós e crucificai-o. Eu não descubro nele nenhum crime.» Os judeus replicaram-lhe: «Nós temos uma Lei e, segundo essa Lei, deve morrer, porque disse ser Filho de Deus.»
Quando Pilatos ouviu estas palavras, mais assustado ficou. Voltou a entrar no edifício da sede e perguntou a Jesus: «Donde és Tu?» Mas Jesus não lhe deu resposta. Pilatos disse-lhe, então:
«Não me dizes nada? Não sabes que tenho o poder de te libertar e o poder de te
crucificar?» Respondeu-lhe Jesus: «Não terias nenhum poder sobre mim, se não te fosse dado do Alto. Por isso, quem me entregou a ti tem maior pecado.»

Comentário
“No Getsémani “Cristo põe-Se no lugar de todas as tentações da humanidade e perante todos os seus pecados, para dizer ao Pai: “Não se faça a minha vontade, mas a Tua”. Este seu ‘SIM’ muda o ‘NÃO’ dos pais no Éden. E quanto Lhe deverá custar esta adesão à vontade do Pai, mostra-se nos mistérios seguintes, nos quais, com a flagelação, a coroação de espinhos, a subida ao Calvário, a morte na cruz, Ele se vê submergido na maior ignomínia: ECCE HOMO!
Neste opróbrio, revela-se não somente o amor de Deus, mas também o sentido do homem. ECCE HOMO! Quem quiser conhecer o homem, deve saber reconhecer o seu sentido, a sua raiz e o seu cumprimento em Cristo, Deus que Se rebaixa por amor “Até à morte, e morte de cruz”. (ROSARIUM Virginis MARIAE. 22).